COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA MELHORIA DA AUDITORIA INTERNA
A Inspecção Geral das Finanças e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) deram um passo importante na internacionalização das ações de fortalecimento do controle interno ao firmar, em julho de 2025, um Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique.
A parceria tem como objetivo promover a troca de experiências, capacitações e acções conjuntas que contribuam para o aperfeiçoamento da auditoria interna, o fortalecimento dos mecanismos de integridade pública e privada, o combate à corrupção e o incentivo à transparência e ao controle social. A iniciativa visa também aprimorar as respectivas atribuições institucionais de ambas as partes, com foco na protecção efectiva dos recursos públicos.
Entre as formas de cooperação previstas no acordo estão a realização de cursos, seminários e campanhas educativas, além do intercâmbio de métodos e técnicas voltados à modernização dos sistemas de controle e fiscalização. Também está prevista a possibilidade de elaboração de materiais didáticos conjuntos e a abertura de vagas em acções formativas promovidas por ambos os países.
A primeira acção concreta da parceria foram um evento de lançamento e uma capacitação em Controle Interno e Auditoria baseada em riscos, realizados na província de Maputo, Moçambique. A actividade contou com a participação de instrutores de especialistas brasileiros indicados pelo Conaci, marcando o início de um ciclo de colaboração técnica internacional.
Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais do Conaci, Luís Augusto Rocha, “essa parceria com Moçambique é um marco para o fortalecimento da governança pública no espaço lusófono. Estabelecer pontes internacionais nos permite ampliar horizontes, compartilhar boas práticas e reforçar nosso compromisso com a integridade e a eficiência na gestão pública”.
O acordo representa mais um passo no alinhamento de Moçambique com as melhores práticas internacionais de auditoria interna.